unidade 3 e 4 comunicacao e expressao
1. Com base nos estudos vistos na unidade, podemos dizer que a intertextualidade auxilia a fazer uma leitura crítica, pois:
a.
Propicia um entendimento sobre o autor de cada intertexto presente no texto lido, trazendo informações importantes sobre seu momento de produção.
b.
Aproxima o leitor do autor, oferecendo ao segundo a oportunidade de obter mais conhecimentos sobre o leitor e seus interesses.
c.
Possibilita que o leitor estabeleça relações durante e após a leitura do texto, realizando melhores conexões de ideias, o que permite uma maior compreensão do texto.
d.
Permite que o leitor reconheça todas as referências presentes no texto e possa também escrever, sempre que possível, uma resenha crítica.
e.
Impossibilita que o leitor busque informações externas para compreender o texto, evitando, assim, que interrompa sua leitura a todo momento.
0,5 pontos
PERGUNTA 2
1. Leia o excerto:
A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto para satisfazer um propósito ou finalidade. Lemos para algo: devanear, preencher um momento de lazer, seguir umapauta para realizar uma atividade, entre outras coisas.
Para compreender o texto, o leitor utiliza seu conhecimento de mundo e os conhecimentos do texto.
Controlar a própria leitura e regulá-la implica ter um objetivo para ela, assim como poder gerar hipóteses sobre o conteúdo que se lê. Por isso, a leitura pode ser considerada umprocesso constante de elaboração e verificação de previsões que levam a construção de uma interpretação.
Na leitura de um texto encontramos, inicialmente, o título, subtítulo, negrito, itálico, esquema. Isso pode ser utilizado como recursos para prever qual será o assunto do texto, porexemplo.
Esses indicadores servem para ativar o conhecimento prévio e serão úteis quando se precisar extrair as ideias centrais.
(Estratégias de leitura. Isabel Solé).
O excerto refere-se principalmente a estratégias que são:
a.
Sociointeracionais
b.
Cognitivas
c.
Durante a