Relatórios
FÍSICA EXPERIMENTAL
LEI DA REFLEXÃO E ESPELHOS PLANOS
ALUNO: JONA AVELINO DE FIGUEIREDO NETO
2o ANO – C – MIRAMAR
PROF.: TIAGO DE SANTANA MARQUES
DATA DO EXPERIMENTO:
DATA DE ENTREGA:
1. INTRODUÇÃO:
O fenômeno da reflexão consiste no retorno da luz incidente em direção à região de onde ela é oriunda, após entrar em contato com a superfície refletora. Tal fenômeno pode ser descrito através de duas leis.
1a - O plano de incidência coincide com o plano de reflexão, ou seja, o raio incidente, a reta normal e o raio refletido estão emitidos no mesmo plano.
2a - O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão, ou seja, podemos pensar na reflexão como resultada da colisão dos fótons com a superfície de separação entre dois meios, sendo que a luz descreve o menor caminho.
ESPELHO PLANO
No espelho plano a superfície de reflexão é totalmente plana. Suas principais propriedades são a simetria entre os pontos objeto e imagem e que a maior parte da reflexão que acontece é regular.
A distância do objeto ao espelho é igual à distância do espelho à imagem. A imagem também possui as mesmas dimensões que o objeto e é virtual (se o objeto for real).
2. HABILIDADES A SEREM EXERCITADAS NESSA PRÁTICA:
• H4 – Interpretar diagramas de raios e feixes para compreender a propagação de luz.
• H38 – Entender que tanto os fenômenos da reflexão como a refração da luz permitem a formação de imagens em espelhos e lentes, com ampla aplicação no dia a dia.
3. OBJETIVOS A SEREM ATINDIGOS:
Aprender as leis de reflexão;
Observar a simetria de uma imagem conjugada por um espelho plano.
Verificar a relação matemática existente entre distância de translação de um espelho e a distância de translação da imagem de um objeto.
4. MATERIAS UTILIZADOS:
01 placa de vidro.
01 disco giratório de 23 cm de diâmetro com escala angular e subdivisões de 1o. 01 suporte para disco óptico.
01 fonte d luz branca com adição de