Relatório
1.1 Decantação - Centrifugação
A centrifugação é uma operação unitária para separação de duas fases (camadas separado is) duma mistura por ação da força centrifuga a que fica sujeita, quando em movimento de rotação. A centrifugação é usada para separar sólidos em suspensão num líquido, constituintes de misturas coloides e constituintes imiscíveis. A operação de centrifugação é realizada em aparelhos denominados centrifugas. Neste experimento faremos a separação do amido de milho da água destilada.
1.2 Decantação – Funil de Bromo
A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente. Neste experimento, faremos a decantação utilizando o funil de bromo, que é um recipiente de vidro em forma de balão, com uma abertura em cima e uma torneira em baixo. A mistura dos líquidos imiscíveis é colocada no balão, e um béquer fica em baixo da torneira. A torneira é aberta, e o líquido mais denso (que fica em baixo) vai escorrer para o béquer através da torneira.
Pagina 1
2. Objetivos
2.1 Decantação – Centrifugação:
É uma maneira de acelera o processo de decantação, utilizando o aparelho denominado centrifuga. Na Centrifuga, devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade por inércia. São arremessadas para o fundo.
2.2 Decantação – Funil de bromo
É fazer, o processo de separação que permite separar misturas. (Heterogêneas aquelas formadas por mais de uma fase, nelas conseguiremos distinguir mais de um componente).E utilizando métodos de decantação, e decantação em funil de bromo.
Pagina 2
3. MATERIAL:
3.1 Decantação – Centrifugação
1 Bastão de vidro
1 Béquer de 100 ml
1 Espátula
1 Papel toalha
1 Pisseta
6 Tubos de ensaio 20 ml
1 Centrifuga
1 Estante para tubo de ensaio
3.2