Relatório
Disciplina: Biologia e Geologia
Data: 22/10/2014
1) Como se reproduz a espirogira ?
2) Como ocorre a reprodução de bolores
Introdução
Esta atividade experimental foi realizada com o propósito de ficarmos a conhecer (tal como nos é sugerido pelo título da atividade) como ocorre a reprodução na espirogira, tendo também sido realizada com o fim de ficarmos a entender melhor a matéria que está a ser estudada. Com a realização desta atividade experimental tínhamos também como objetivo ficar a conhecer o processo de reprodução dos bolores.
Assim sendo :
1) A espirogira é uma microalga filamentosa que se pode reproduzir sexuada ou assexuadamente.
São as condições ambientais que vão determinar o modo como a alga se reproduz, ou seja, se as condições ambientais forem favoráveis, a alga reproduz-se assexuadamente por fragmentação, ou seja, os filamentos quebram-se e cada fragmento multiplica-se dando origem a um novo filamento, que permite à alga manter o património genético inalterado.
Quando as condições ambientais são favoráveis, a alga reproduz-se sexuadamente.
Quando a alga se reproduz sexuadamente, dois filamentos aproximam-se e formam-se tubos de conjugação entre as células de cada fragmento. Depois do tubo de conjugação formado, o conteúdo das células condensa-se e o conteúdo de uma célula passa para a outra através do tubo de conjugação. O conteúdo genético das células passa a funcionar como gâmetas e ocorre fecundação. Por isso as células dos filamentos passam a ser consideradas gametângios.
De uma forma sintetizada :
Meiose: pós-zigótica;
Fase dominante: haplofase (o zigoto é a única célula diplóide);
Não há alternância de gerações porque todas as estruturas pluricelulares são haplontes;
Há alternância de fases nucleares porque há a produção de células haplóides e diplóides.
2) Os fungos constituem um grupo de organismos que são heterótroficos. São geralmente filamentosos e