Relatório
Por acreditar que o educando do curso de Pedagogia precisa estar preparado para atuar em todos os ambientes educacionais e que esta vivência oportuniza experiências bastante significativas dando-nos subsídio prático no desempenho docente, é que surge a necessidade de realizar estas visitas. Para adquirir conhecimentos práticos e ter uma experiência que nos possibilite realizar o exercício da docência. Desenvolvendo nossos conhecimentos teóricos de uma forma ampla e abrangente.
RESUMO
As organizações do terceiro setor surgiram para preencher um espaço existente entre o primeiro setor “O Estado” e o segundo setor “O Mercado”. Estas organizações pertencem aos setores não lucrativos e estão em constante crescimento e ao mesmo tempo trazem consigo indagações quanto as suas características, atuação e, sobretudo em sua gestão. À medida que cresce o número de organizações aumenta também a competitividade entre elas, em relação a captação de recursos, a conquista de seu público alvo, e a própria diferenciação no mercado em que estão inserida.
Para descrição deste relatório foram realizados visitas em duas organizações do Terceiro Setor de Itajaí com o objetivo de apresentar uma análise que possibilite compreender e discutir os desafios do trabalho do pedagogo no ensino profissionalizante, focalizando instâncias de organização educativa tendo em vista a democratização. São discutidas ações que precisam ser desenvolvidas pelo pedagogo visando à superação de um processo avaliativo, além de análises e reflexões que desmistificam a realidade do ensino e da formação profissional dos jovens. São apontadas algumas alternativas de mediação que devem ser viabilizadas pelo pedagogo no processo educativo, no sentido de redimensionar a qualidade do trabalho pedagógico.
O PAPEL DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Referindo-se a educação profissional também são históricos os problemas e as dificuldades já que nesta área de formação as políticas públicas não têm