Relatório
2- OBJETIVOS:
Caracterizar compostos orgânicos que se queimam facilmente;
Diferenciar combustão completa de combustão incompleta;
Resolver equações de combustão com compostos orgânicos.
3- FUNDAMENTOS TEÓRICOS
3.1- Combustão
Combustão é a reação exotérmica de uma substância (combustível) com o oxigênio (comburente), realizada em condições tais que o próprio calor liberado é suficiente para manter a reação em andamento até que pelo menos um dos reagentes se esgote.
3.2- Compostos combustíveis e incombustíveis
Os compostos ditos combustíveis são materiais oxidáveis que reagem com o oxigênio, possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade. A maioria dos compostos orgânicos é considerada combustível, embora hidrocarbonetos sejam os principais utilizados.
Os compostos incombustíveis são materiais que não são oxidados com facilidade pelo oxigênio e são associados aos compostos inorgânicos porque são todos incombustíveis formando cinzas quando se queimam.
De maneira geral, todas as matérias são combustíveis a uma determinada temperatura, porém, para efeito prático, foi arbitrada a temperatura de 1000ºC como um marco divisível entre os materiais considerados combustíveis (entram em combustão a temperaturas iguais ou inferiores a 1000ºC) e os incombustíveis (entram em combustão a temperaturas superiores a 1000ºC).
3.3- Combustão de compostos combustíveis
3.3.1- Combustão de hidrocarbonetos
Na reação de combustão é liberada uma grande quantidade de energia (na forma de luz e calor), que possui várias aplicações: iluminação, funcionamento de motores, aquecimento de água em caldeiras, produção de energia elétrica, etc. Há três diferentes formas de combustão, que ilustramos usando metano (CH4) como combustível.
Combustão completa:
CH4 + 2 O2 → CO2 + H2O
Combustão incompleta, com formação de monóxido de carbono:
CH4 + 3/2 O2 → CO + 2 H2O
Combustão incompleta, com