Sindicalismo no Brasil e Mundo
Na Inglaterra o Sindicalismo começou a aparecer por volta de 1830, e na Alemanha, ainda por influência de Marx, as entidades sempre sofreram tendências anárquico-marxistas e em 1875 foram declaradas ilegais. Nos Estados Unidos, em 1869 (há cem anos), um grupo de trabalhadores alemães organizou uma seção da Internacional Socialista, mas o operariado ianque não se filiou a ela e por sua vez fundou a United Works of America, surgindo então os Knights of Labor(Cavalheiros do Trabalho) e posteriormente a American Federation of Labor.
A ação internacional do Sindicalismo começou em 1901, no Congresso Sindical de Copenhague. Em Portugal, as organizações operárias, até então conhecidas como "Associação de Classe", passavam a ser Sindicatos em 1909. Onde primeiro se falou em Sindicalismo em Portugal foi entre os tipógrafos lisboetas em 1904. Em 1908 esses mesmos operários organizaram um jornalzinho a que deram o nome deA Greve, órgão que difundia princípios sindical-revolucionários.
ORIGEM DO SINDICALISMO NO BRASIL
O Sindicalismo tem origem nas corporações de ofício na Europa medieval. No século XVIII, durante a revolução industrial na Inglaterra, os trabalhadores, oriundos das indústrias têxteis, doentes e desempregados juntavam-se nas sociedades de socorro mútuos.
No Brasil, com a abolição da escravatura e a proclamação da República, a economia se diversificou, e as atividades manufatureiras surgiram nos centros urbanos e no litoral brasileiro, atraindo levas de imigrantes vindos da Europa. Os trabalhadores que então migravam tinham uma experiência de trabalho assalariado e de um leque de direitos trabalhistas conquistados no mundo desenvolvido. Chegando ao Brasil se deparavam com uma sociedade atrasada no quesito direitos e com práticas escravocratas. Rapidamente esses homens começaram a se organizar, formando o que viriam a ser os sindicatos.O movimento sindical efetivou-se basicamente no século XX, em decorrência do processo de