Movimento sindical e operario
Os resultados da Revolução Industrial foram extraordinários, refletindo-se em todos os setores da vida humana, pode -se apontar; o desenvolvimento da produção em massa e a extrema divisão do trabalho; aparecimento do capitalismo industrial e posteriormente do capitalismo monopolista, aumento demográfico, devido, em parte, às modificações nas técnicas agrícolas; crescente urbanização, ocorrendo toda uma série de problemas, que ainda podem ser vistos nas grandes cidades dos países onde a industrialização demorou mais a acontecer; configuração de duas classes básicas na sociedade: a burguesia industrial, que passava a ser a classe dominante, e o proletariado, constituído pela massa de trabalhadores assalariados das indústrias; melhoria das condições de vida das classes altas,pelo aparecimento de enorme quantidade de mercadorias, proporcionando maior conforto; afirmação do Estado Liberal; desenvolvimento do Imperialismo; e o movimento operário e o socialismo.
2 SINDICALISMO NO BRASIL
2.1 CLASSE OPERÁRIA
Sua origem remonta nos últimos anos do século XIX e está vinculada ao processo de transformação de nossa economia, cujo centro agrário era o café: substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado; transferência do lucro do café para a indústria; e poder político nas mãos dos cafeicultores. Suas primeiras formas de organização foram: 1. Sociedades de socorro e ajuda mútua; e 2. União operária, que com o advento da indústria passou a se organizar por ramo de atividade dando origem aos sindicatos.
• 1720 - Um dos primeiros e mais importantes movimentos grevistas ocorreu no Porto de Salvador, na época o maior das Américas.
• 1858 - Primeira Greve - Tipógrafos do Rio de Janeiro, contra as injustiças patronais e reivindicaram aumentos salariais.
• 1892 - I Congresso Socialista Brasileiro. O objetivo da Criação do Partido Socialista Brasileiro não foi atingido.
• 1902 - II Congresso Socialista Brasileiro - Influência de Marx e Engels. Obs: Ler