relatório
Mariana Martins
Observação do rato (Cyber Rat): Relátorio 1
UVA
Curso de Psicologia
Estágio Básico Supervisionado II
Profa. Antonieta Ribeiro da Silva
Rio de Janeiro
Setembro 2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Método
3.1. Sujeito experimental
3.2. Procedimento
3.3. Análise Estatística
4. Resultados e Discussão
5. Referências
INTRODUÇÃO
O comportamento operante O comportamento operante abrange um leque amplo de atividades humanas dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos mais sofisticados apresentados pelos adultos. Como nos diz Keller, o comportamento operante
“ inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se podem dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem o mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, que indireta.”
Nível operante O rato é introduzido pela primeira vez na caixa experimental com o nome do seu distinto inventor. Tudo o que o rato tem que fazer é ficar nesta caixa, "explorando o ambiente", algo muito semelhante a sequência de filmes "Jogos Mortais", na qual o animal tenta desesperadamente em vão, escapar dessa caixa. Então é registrado a quantidade de vezes que o rato farejou, lambeu e/ou mordeu os componentes da caixa . Se der sorte, o rato acionará a barra da caixa para a liberação de água.
Modelagem
“É uma técnica usada para ensinar um comportamento novo por meio de reforço diferencial de aproximações sucessivas do comportamento alvo”.(MOREIRA;MEDEIROS,2007, P.62) Portanto, entende-se como modelagem reforçamento diferencial de algumas respostas que vão levara resposta final desejada.
MÉTODO
3.1. Uma vez que o rato aperta a barra e em seguida coloca a cabeça no bebedouro, nota que é possível receber água, o rato começa então a apertar a barra sequencialmente para receber a água .
3.2. Colocamos o rato dentro da