Relatório
A língua está presente em todas as áreas de conhecimento, o domínio da língua está relacionado à participação social e cultural, pois é por meio dela que o homem se comunica e interage com outras pessoas. Assim, quanto maior o domínio que temos, maiores são as possibilidades de termos um desempenho lingüístico eficiente.
Hoje, o inglês não é considerado apenas uma língua estrangeira, mas é utilizado como idioma padrão em comunicação universal. São trinta e um os países cuja língua oficial é o inglês. No Brasil, ouve-se, lê-se, e até mesmo fala-se espontaneamente a língua inglesa, que chegam por intermédio dos mais diversos canais de comunicação, músicas, jornais, entre outros. Aprender uma segunda língua é essencial na vida de um ser humano e dominá-la bem, não significa apenas conhecer seu vocabulário, é preciso também ter domínio de suas combinações de palavras.
O ensino de Língua Inglesa no ambiente escolar nos mostra os processos de aprendizagem que ela nos traz. Para Bakthtin (1985), estes processos adquirem um enfoque social e chamam a discussão: o modo como devem ser entendidas as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, a relação entre cultura e educação, o papel da ação educativa ajustada às situações de aprendizagem e as características de atividade mental construtiva do aluno em cada momento da aprendizagem.
Segundo Vigotsky (1992), para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessária a disponibilidade para o envolvimento do aluno na aprendizagem, o empenho em estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo, em usar os instrumentos adequados que conhece e dispõe para alcançar a maior compreensão possível. Essa aprendizagem exige uma ousadia para se colocar problemas, buscar soluções e experimentar novos caminhos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Inglesa, além de representarem uma síntese de tendências já