relatório
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA: Química Aplicada à Agronomia – QUI0346A
PROFESSOR: Almir Luis Brancher
EQUILÍBRIO QUÍMICO ENTRE CrO42- E Cr2O72- E O EFEITO DO MEIO
ÁCIDO E BÁSICO
Caxias do Sul, 15 de agosto de 2014
Objetivos:
O objetivo deste experimento foi acompanhar os sistemas em equilíbrio químico, bem como verificar experimentalmente; demonstrar a versatilidade das reações químicas e reconhecer os fatores que influenciam o equilíbrio químico segundo o princípio de Le Châtelier.
Introdução Teórica
Cromatos formam solução amarelas e dicromatos alaranjadas. Em solução, entre os íons cromato e dicromato se estabelece equilíbrio:
Cromatos podem se converter em dicromatos e vice-versa. A extensão em que isto ocorre depende da concentração dos íons H+ presentes. Esta pode ser aumentada por adição de ácidos, ou diminuída por adição de hidróxidos.
No primeiro caso o equilíbrio é deslocado para a direita e, no segundo, para a esquerda, o que fica evidenciado pela intensificação das cores alaranjada e amarela, respectivamente.
As reações estudadas em química não resultam de uma conversão completa de reagentes em produtos, pois todas elas podem alcançar um equilíbrio, mesmo que isto nem sempre seja evidente. No estado de equilíbrio a razão entre a concentração de reagentes e produtos é constante. O que significa dizer que a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa e, por isso, não são mais observadas modificações macroscópicas no sistema. Diz-se que o equilíbrio químico é dinâmico, pois as reações direta e inversa continuam a ocorrer, com velocidades iguais, porém opostas.
Procedimento experimental
Primeiramente foi colocado 1 mL (20 gotas) de K2CrO4 0,1 mol.L-1 em um tubo de ensaio. Em outro tubo foi colocado 1mL de K2Cr2O7 0,1 mol.L-1. Estes tubos foram reservados, pois as cores das soluções serviram como padrão