Relatório
Unidade Ipameri
Engenharia Florestal
Aula Prática sobre tipos celulares
Acadêmico: *****************
Ipameri– Goiás – Brasil
Abril – 2014
INTRODUÇÃO
O nosso organismo é composto por vários tipos de células, das mais variadas espécies, que juntas formam os nossos órgãos, que por sua vez constituem o nosso sistema como um todo. Existem as células eucariontes e as procariontes, as eucariontes são as que possuem carioteca (membrana plasmática) que são as plantas, animais e os fungos, já as procariontes são as que não possuem, são as algas azuis e as bactérias.
Dentro dessa classificação há os tipos de células, vejam alguns presentes no nosso organismo: Olhos: bastonetes, cones; Osso: osteoclasto, osteoblasto; Músculo: células de sarcomero, fibroblastos; Cérebro: micróglia, célula dendrítica, neurônio e célula de Schawn; Sangue: eritrócito, monócito, linfócito T, linfócito B, macrófago, basófilo, trombócito. Veja abaixo mais informações sobre quais são os tipos de células. (LOPES 1999)
Células Procariontes
As células procariontes, conhecidas também como procariotas são extremamente diferentes das células eucariontes, mas ambas são de extrema importância para o organismo. A sua principal característica é a falta de carioteca pelo fato da ausência de algumas organelas e pelo seu pequeno tamanho. Acredita-se que isso acontece devido ao fato de não possuírem compartimentos membranosos que são originados pela evaginação ou invaginação, a este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais.
Células Eucariontes
As células eucariontes também conhecidas por eucariotas ou eucélulas, são mais completas que as procariontes, uma grande parte dos animais e plantas que conhecemos possuem essas células, possivelmente as mesmas surgiram de um aperfeiçoamento das células procariontes, mas é impossível avaliar quanto tempo elas levaram para chegar a essas melhoras, o que se torna mais provável é que tenha demorado