Relatório
Ponto de Ebulição, Ponto de Fusão e Densidade, propriedades físicas estudadas em sala de aula, e que para um melhor entendimento, foram colocadas em prática nos seguintes experimentos:
Testes de Ponto de Ebulição
Testes de chamas
Experimento de densidade O ponto de ebulição é característico em cada substância e corresponde à temperatura em que esta vai do estado líquido para o gasoso à pressão de 1 atm. Quando uma substância se encontra no estado gasoso há alta energia cinética e uma baixa energia de atração entre as moléculas O ponto de fusão designa-se a temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o líquido. O ponto de fusão depende das forças existentes entre as moléculas da substância sólida, quanto mais forte for a interação dessas moléculas mais alta será a temperatura necessária para separá-las para que a substância se encontre no estado líquido. A densidade se calcula pela relação entre a massa da substância e o volume ocupado por ela (d = m/V), tomando por unidade geralmente o grama por centímetro cúbico (g/cm3). As propriedades citadas acima, nos permite identificar substâncias e verificar se estas são Puras ou Misturas, sendo as substâncias puras as que fundem-se a uma temperatura constante, e as impuras (misturas) as que não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impurezas contiverem as substâncias.
MATERIAIS E MÉTODOS
1. Primeiro experimento
Execução do Experimento Colocado um copo de Becker contendo 100 ml de água destilada inicialmente em temperatura ambiente de 23°c em um Becker, sobre tela de amianto apoiado em um suporte universal, com o bico de Bunsen com chamas na temperatura de 1540°c e o termômetro dentro do copo preso pelo suporte universal (Anexo 01).
2. Segundo experimento
Execução do Experimento Colocado 200 ml de água destilada no copo de becker