Diderot e Chardin Teoria em comparação com a Arte
Teoria em comparação com a Arte
Dezembro de 2012
INTRODUÇÃO
O trabalho consiste associar um filósofo, seus pensamentos e ideias, a um artista ou movimento artístico que ocorreu enquanto o filósofo viveu. A teoria desenvolvida pelo filósofo é o principal cerne do assunto discorrido com comparação às obras. Para este trabalho irei discorrer sobre o filósofo Denis Diderot tendo como base seu escrito “Ensaio sobre a Pintura” e de artista para fazer a comparação falarei de Jean-Baptiste-Símeon Chardin.
CONTEXTO HISTÓRICO
A França era uma Monarquia Absolutista, ou seja, era comanda por um Rei que tinha o direito divino, ou seja, Deus dava ao rei plenos poderes para ser o representante dele na Terra e a situação econômica não estava bom para a nação o que acaba se sucedendo em crises que fazem com que o rei abdique do trono e se instaure a era napoleônica tendo o iluminismo grande influencia na troca de poderes. A Revolução Francesa foi um grande marco para a história do mundo e na era napoleônica fez com que houve guerra entre a França que era uma potencia econômica em desenvolvimento e a Inglaterra que estava terminando seu desenvolvimento industrial e esse era o grande problema francês querer alcançar uma potência.
O FILÓSOFO
Denis Diderot é um filósofo francês iluminista que viveu nasceu no ano de 1713 na cidade francesa de Langres e morreu no ano de 1784 na cidade de Paris teve uma formação acadêmica voltada para o Humanismo, pois estudava em escolas jesuíticas. Com a sua mudança para Paris em 1730 passou a atuar como tradutor e se casou treze anos mais tarde. Diderot atuou em colaboração com d'Alembert para fazer uma edição chamada de “Enciclopédia” fazendo sua tradução e complementação. O pensamento desenvolvido por Diderot é um pensamento pró-revolução francesa tanto que foi um de seus idealizadores. A Revolução Francesa tinha como por