relatório
Com o intuito de analisar e compreender como as pilhas funcionam e observar os comportamentos nela existentes montamos três pilhas diferentes. Em seguida, calculamos a diferença de potencial entre seus eletrodos.
2. INTRODUÇÃO
As pilhas são sistemas que transformam espontaneamente energia química em elétrica.
Foi o físico italiano Luigi Galvani que observou que um músculo de uma rã, espetado com um gancho de cobre,este estava pendurado em um suporte de ferro, contraia-se violentamente.Com base nisso, o físico italiano Alessandro Volta estudou o problema e concluiu que um corrente elétrica se estabelece entre dois metais diferentes unidos por um fio condutor sempre que entre eles se estabelecia uma reação eletrolítica, então Volta criou uma pilha baseada em discos de zinco e cobre separados por discos de feltro embebidos em ácido sulfúrico.
Embora tenha sido um grande sucesso, a pilha de Volta não permitia experimentos muito longos. Foi então, que, em 1836 Jonh Frederic Daniell descobriu uma pilha que recebeu seu nome e foi feita originalmente por placas de cobre e zinco mergulhadas em sulfato de cobre e zinco respectivamente, eram unidas por uma ponte salina e quando as placas eram unidas por um fio metálico estabelecia-se uma corrente elétrica.
A pilha de Daniell ocorre quando o metal de zinco sofre oxidação fornecendo elétrons para o cobre, como resultado a placa de zinco será corroída e aumentará a concentração do cátion Zn2+, o cobre sofre redução e recebe os elétrons de zinco, isso faz com que a placa de cobre aumente sua massa e os cátions de Zn2+ migram da esquerda pra direita a equação global será:
Zn0 Zn2+ + 2e- Cu2+ + 2e- Cu0 __________________________
Zn0 + Cu2+ Zn2+ + Cu0(Emilio Filho,Guilherme Aulicino,Marcelo Miguel)
A pilha de Leclanché ou pilha seca é a precursora das modernas pilhas secas de uso tão