Relatório
O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de pesquisa e pratica profissional – materiais didáticos, da unidade temática de aprendizagem: educação ciência e tecnologia, que teve como objetivo compreender a atuação profissional pela analise da pratica para, ao explicitá-la, com o apoio do referencial teórico, elaborar proposições de intervenção quanto a utilização de materiais didáticos usados em diferentes disciplinas a fim de contribuir no processo e a aprendizagem dos alunos. A utilização destes recursos não é recente, atravessa séculos e foi defendida por diversos pesquisadoras como Comenius (1657) Pestalazzi e Fraëbel, educadores dos séculos XVIII e XIX, eram defensores da utilização de uma ampla, atividade com alunos. Montessori (1879 – 1952)
Como procedimento metodológico foi adotada a pesquisa de campo, uma vez que pare Justino (2011) pag. 26 é possível perceber o vinculo entre pesquisador e o meio pesquisando, o meio em que o pesquisador está inserido é a fonte de dados. Dessa forma será possível verificar e comparar a teoria com a realidade delineando assim conceitos que poderão servir como modelo.
Visando a realização dessa pesquisa foram seguidos os seguintes passos. A primeira etapa constitui-se em definir o campo de pesquisa. Optou-se em realizar a investigação em uma escola privada, localizada em área central, na cidade de Sul do Rio Grande do Sul.
Em seguida, foram realizados entrevistas com 5 professores e com 2 pedagogas para obter levantamentos de dados relacionados a pratica diária com o estudo realizados e fazendo a interação entre os praticantes e o pesquisador.
Esta pesquisa foi um instrumento enriquecedor e consequentemente refletirá no processo ensino aprendizagem auxiliando descobrir diferentes recursos e materiais a serem utilizados como motivadores da aprendizagem, incentivando a busca de novos conhecimentos e propiciando o contato do futuro professor com a realidade educacional.