corrosao
Escola Politécnica De Minas Gerais
LIGAS METÁLICAS
Nomes: Ingrid Sabino, Jenifer Carolina, Mariana Araujo.
Sala: 232 Q
Turno: Noite
Professora: Cristiane Jacob
Belo Horizonte
02/04/2014
INTRODUÇÃO
Ligas metálicas são materiais de propriedade semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsênio, antimônio) e de metais e não metais (carbono, fósforo).
É interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica.
LIGAS METÁLICAS
1. NOME: Latão.
1.2 COMPOSIÇÃO:
O latão é uma liga metálica de cobre e zinco com percentagens deste último entre 3% e 45%. Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de outros elementos como (Al, Sn, Pb ou As) para potenciar algumas das características da liga, tem uma cor amarelo metálica semelhante a do ouro(a parte dourada dos cadeados é de latão).
1.3 FORMAÇÃO: Latão é uma liga utilizada para decoração por sua aparência brilhante ouro-como, baixo atrito em aplicações onde é necessário, como fechaduras, engrenagens, rolamentos, munições, e válvulas, canalizações elétricas e aplicações de requisições antioxidantes.
Latão é de conhecimento e emprego dos seres humanos desde a pré-história, produzido inicialmente pela fusão de cobre com Calamine, um minério de zinco. Durante o processo de fusão, o zinco é extraído do Calamine e misturado com o cobre. O zinco, por outro lado, também tem um baixo ponto de fusão tendo sido produzido por antigas técnicas de metalurgia.
1.4 PROPIEDADES:
Bastante maleável.
Dúctil.
Bom condutora de calor e de corrente elétrica.
Resistência à corrosão.
1.5 RESISTÊNCIA A CORROSÃO:
Os latões com teores