Relatório
CEAG - Especialização em Administração
DANILO ANGELI
EDERSON ANDRÉ VIGATTO
FERNANDO PEK
IÚRI LOPES
MARCELO POSSAGNOLO
MARCOS CAPELLA
NOVOS MODELOS DE EMPRESAS:
Um estudo da Kraft Foods
SÃO PAULO
2010
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objeto de estudo, primeiramente, a análise dos fatores-chaves e características do ambiente operacional do setor de alimentação. Como o setor é abrangente, o escopo está limitado à indústria de confeitos, ou seja, gomas, balas, biscoitos e chocolates. A análise dos fatores-chaves por impacto e grau de incerteza também limita-se à área de estudo identificada.
A partir da análise SWOT, o trabalho passa a estar focado em uma determinada empresa. A Companhia escolhida pelo grupo foi a Kraft Foods Brasil ja considerando a recente aquisição da Cadbury ocorrida globalmente e cuja integração está em curso.
No Brasil a combinação das duas empresas poderá trazer um crescimento significativo uma vez que o portfolio não é o mesmo mas está muito relacionado e as possibilidades de sinergia são inúmeras como por exemplo a negociação de contratos de mídia e de agências, além de conceitos de produto e público comuns às duas empresas. Em muitos aspectos as empresas parecem se complementar. Um exemplo é o conhecimento que a Kraft tem nos canal Modernos como o Key Account e a presença que a Cadbury tem no canal Tradicional, como o Varejo. E obviamente que algumas idéias para a criação de um novo modelo de empresa envolve a combinação das duas Companhia.
PRINCIPAIS FATORES-CHAVES DO SETOR
Empresas buscam ampliar mercados através da expansão para Norte Nordeste;
Elas apostam na tendência de investir em produtos saudáveis. Muitas vezes a linha de produtos mais saudáveis tem baixa representatividade para o Negócio, mas a empresa os utiliza para associação da marca à saúde;
O setor acredita que a inovação é importante para garantir competitividade, mas nem sempre o processo de