CONCEITO DE ACIDO
Foram várias as personalidades que se destacaram pelas suas investigações e hipóteses formuladas no estudo da reação ácido-base. As teorias que desempenharam papel mais importante no desenvolvimento destes conceitos foram as de Arrenhius, Bronsted e Lewis.
Arrenhius - teoria iónica
Arrenhius admitiu a existência de íons em soluções aquosas de sais e que esses íons conferiam a estas soluções a capacidade de conduzir a corrente elétrica. Segundo este cientista os ácidos dissociavam-se com formação de íons H+ e as bases “dissociavam-se” com a formação de OH-. Esta teoria ficou conhecida como a teoria iônica.
Bronsted-Lowry - teoria protónica Lowry e Bronsted desenvolveram, independentemente, uma teoria segunda a qual uma reação ácido-base é um processo de transferência de um próton de uma espécie química (ácido) para outra (base).
De forma geral pode dizer-se que quando um ácido cede um próton converte-se numa base e vice-versa, surgindo assim o conceito de par ácido-base conjugada.
Lewis - Teoria electrónica
Surge em 1923 Gilbert Newton Lewis com a teoria eletrônica. Esta teoria permite explicar as propriedade básicas de certas substâncias, tais como K2O e CaO quando dissolvidas em água, bem como as propriedades ácidas das soluções aquosas de CO2e de SO2.
Para isso, esta teoria baseia-se no conceito de ácido como espécie química aceitadora de pares de elétrons e base como uma espécie química doadora de pares de elétrons.
Isto só é possível para uma espécie química que possua um par de elétrons disponível (caso de uma base) ou uma orbital vazia capaz de aceitar um par de elétrons (caso de um ácido) e estende o conceito de ácido e base para além das espécies capazes de dar ou receber prótons.
Ácidos
São compostos que em solução aquosa se oinizam, produzindo como íon positivo apenas cátion hidrogênio (H+)
Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade. Isso ocorre porque os ácidos se