Conceito de Ácidos
Tipos e exemplos de ácidos: O ácido acético, por exemplo, é um líquido incolor e do odor picante, que se produz através da oxidação do álcool etílico e que é usado na síntese de produtos químicos.
O ácido acrílico é solúvel em água, forma facilmente polímeros e é aplicado na produção de materiais plásticos e de tintas.
O ácido benzoico, por sua vez, é um sólido que é utilizado na indústria farmacêutica. Igualmente sólido é o ácido bórico, com usos antissépticos e industriais.
O ácido cítrico, por outro lado, é aquele que está contido em vários frutos, como é o caso do limão. Tem um sabor acre e é bastante solúvel em água.
O ácido desoxirribonucleico é aquele que compõe o material genético das células e que apresenta, na sua sequência, a informação para a síntese de proteínas.
A POLUIÇÃO E A CHUVA ACIDA .
As chuvas ácidas são um fenômeno atmosférico que teve origem na ação humana.
É frequente que aconteçam fenômenos de precipitação na atmosfera, principalmente sob a forma de chuva, neve ou granizo. Os fenômenos de precipitação têm geralmente um pH de acidez leve. As chuvas ácidas caracterizam-se por uma acidez acima da média, uma acidez muito significativa e com valores superiores aos normais.
Este fenômeno tem vindo a ser cada vez mais significativo, e é um problema que gera enormes discussões e ações de sensibilização no sentido de levar a população a contribuir para um planeta melhor e para permitir um desenvolvimento sustentável.
Importância dos sais nos corpo humano
Em química, um sal é um composto iônico, ou seja, formado por cátions e ânions. Eles são tipicamente o produto de uma reação química entre:
* Uma base e um ácido: