relatório
Biocombustível constituído por uma mistura de gases formada na degradação da matéria orgânica através da digestão anaeróbica. Essa digestão é um processo fermentativo,sem a presença de oxigênio,em que a matéria orgânica é degradada a compostos mais simples,formando,basicamente,metano e gás carbônico.
De acordo com Nogueira (1992) foi identificado inicialmente por Robert Boyle em 1692 e em anos posteriores trabalhos de pesquisa sobre esse tema foram desenvolvidos.Ulysse Gayon realizou a fermentação anaeróbica de uma mistura de estrume contendo água obtendo como resultado um gás que poderia ser utilizado como fonte de aquecimento e iluminação.(PIEROBON,2007)
A mistura gasosa formada é incolor,insolúvel em água e de baixa densidade (0,72 Kg/m3).A composição média do biogás vem sendo informada na tabela 1.
Tabela 1-Composição média do biogás
Substância
Percentual em volume molar (%)
Percentual em volume molar-caso conservado(%)
Metano (CH4) 55 a 75
55,00
Monóxido de Carbono (CO2) 25 a 45
42,20
Nitrogênio (N2) 0 a 3
1,50
Oxigênio (O2) 0 a 1
0,50
Sulfeto de Hidrogênio (H2S) 0 a 1
0,50
Amoníaco (NH3) 0 a 0,5
0,25
Monóxido de Carbono (CO)
0 a 0,1
0,05
Fonte: AZEVEDO,2000
O biogás por ter densidade inferior a do ar atmosférico não se acumula facilmente ao nível do solo.Logo,oferece baixo risco a explosão.Entretanto,se a densidade é baixa,o volume ocupado pelo gás é significativo,dificultando,assim, seu armazenamento,transporte e utilização.
Como mostrado na tabela 1 o biogás contém uma série de impurezas,destacando-se o sulfeto de hidrogênio e o amoníaco.Esses dois gases são corrosivos para diversos materiais como cobre,latão e aço.E, podem tornar-se tóxicos dependendo das condições das reações com os mesmos.(BISHOP,2004)
O poder calórico da combustão que resulta água na fase de vapor é definido como poder calorífico superior.O que resulta em água na fase líquida é o inferior. O