Identidade Regional
Professora: Diana Monteiro
Nomes: Daniela Rodrigues Inês Fernandes
Índice
Introdução Na disciplina de Área de Integração foi-nos proposta a elaboração de um trabalho cujo tema é “Identidade Regional”.
Ao longo do nosso trabalho iremos caraterizar o espaço que nos rodeia, tendo especial atenção a região em que vivemos, de modo a podermos compreender melhor as divergências entre elas e o espaço nacional.
A partir do reconhecimento do espaço geográfico iremos incidir o estudo nas características físicas do território nacional, nomeadamente, o relevo e a natureza geológica, a rede hidrográfica e o regime dos rios, a flora e a fauna.
Para alem disso abordaremos as características humanas do território nacional, destacando o património histórico, o património cultural e a população.
Abordaremos ainda as atividades económicas, destacando nestas, a agricultura, a pesca, a indústria extrativa, a indústria transformadora, e os serviços.
Por último vamos tentar compreender as marcas do tempo e da modernidade na região.
As paisagens
1. Conceitos e elementos
A noção de paisagem acompanha a existência do ser humano desde o início, uma vez que a sua sobrevivência sempre dependeu da relação com o meio. Contudo, a formulação do conceito de paisagem ocorreu ao longo de vários anos, começando a se manifestar maioritariamente a partir das observações de pintores, artistas e poetas. Assim o estudo da paisagem difere da sua observação, pois cada pessoa analisa na mesma paisagem coisas distintas pois esta é influenciada por fatores como o grau psicológico, o grau de instrução, o nível etário bem como a formação pessoal.
A paisagem denota duas coisas: tudo aquilo que os sentidos humanos como o tato, a audição, o olfato, a visão, podem captar. Tudo aquilo que a visão consegue ver é uma paisagem. Tudo aquilo que audição escuta é uma paisagem.