correntes artísticas
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud.
• ausência da lógica
• adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior)
• exaltação da liberdade de criação
Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
OP-ART
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho pelo uso de ilusões ópticas.
A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.
Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.
MODERNISMO
O modernismo foi um movimento cultural da primeira metade do século XX que revolucionou as diferentes correntes artísticas (literatura, arquitetura, design, pintura, escultura, teatro e a música).
Baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes e da vida quotidiana estavam ultrapassadas, achando conveniente deixá-las de lado e criar uma “nova cultura”.
POP-ART
Este movimento nasceu nos anos 50 em Londres. Utilizou uma linguagem figurativa, recorrendo a símbolos, figuras, objetos próprios da cidade e do quotidiano. Não tinha subjacente qualquer teoria.
As temáticas da Pop Art estavam relacionadas com a cultura popular, revelando-se sob a forma de imagens do quotidiano retiradas de BD’s, jornais, revistas, fotografia, cinema ou televisão.
ARTE NOVA
ARTE DECO
NEO- MINIMALISMO
CAPITALISMO
ARTE ACONTECIMENTO
HAPPENING
PERFORMANCE
BODY ART
ARTE CONCEPTUAL
LAND ART
MINIMAL ART