As 4 correntes artísticas do séc. XX
Cubismo
O Cubismo foi uma tendência artística moderna, surgida em 1906, segundo a qual, o quadro (ou escultura) devem ser considerados como factos plásticos independentes da imitação directa das formas da Natureza. Foi um movimeto iniciado por Georges Braque e por Pablo Picasso.
Abstracionismo
Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno, que surgiu nos inícios do séc. XX, na Europa, em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata. A primeira obra totalmente abstrata foi pintada por Kadinsky.
Pop Arte
Este movimento, iniciado no final da década de 1960, na Inglaterra e nos EUA, teve inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, e, ao mesmo tempo, criticar de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. Andy Warhol foi o maior representante da Pop Art.
Surrealismo
É um movimento artístico e literário, surgido em 1920, em París. Representa o irreal, o abstrato e o inconsciente. O humor, o sonho e a contralógica são vistos como recursos a serem utilizados para libertar o homem, e as ideias de bom gosto e decoração devem ser revolucionadas. Foi fundado principalmente pelasteorias de Sigmund Freud.