RElatório
INSTITUTO DE QUÍMICA
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
Rita Lívia Freitas
Suellen Thays Nascimento Machado
Densidade de líquidos, Refratometria, Determinação do Coeficiente de viscosidade e Tensão Superficial
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Físico-química experimental 1, no curso de química na Universidade Federal de Goiás.
Prof. Dr. Freddy F. Guimarães
Goiânia, 2013
OBJETIVO
O objetivo desses experimentos foi: aprender à calcular a densidade de líquidos através do método do picnômetro; determinar o coeficiente de viscosidade de um líquido em relação a uma substância de referência à uma dada temperatura, utilizando-se o método do viscosímetro de Ostwald; manusear o refratômetro, determinar o índice de refração específica de alguns compostos e calcular a refração molar destas substâncias com o respectivo desvio(erro) do valor nominal com o experimental e por fim, medir a tensão superficial relativa de líquidos puros e soluções.
INTRODUÇÃO
Define se densidade como a razão entre a massa por unidade de volume, ou o grau de concentração de massa em determinado volume, o que é chamado de densidade específica. A densidade é uma grandeza intensiva, ou seja, não depende da quantidade de matéria. Existe também a densidade relativa, que é definida como a razão entre duas densidades, onde o denominador é a densidade de uma substância padrão, normalmente a água é utilizada como referencia. No sistema internacional (SI), a densidade é expressa em Kg/m³ ou expressa em g/m³.
A massa volúmica, definida como a propriedade da matéria correspondente à massa contida por unidade de volume, depende da massa dos átomos ou moléculas individuais e do volume ocupado por elas. Quando certa quantidade fixa de matéria é expandida ocorre à diminuição de sua massa volúmica e a contração de uma quantidade de matéria fixa leva ao aumento de sua