gestão de produção
A decisão a respeito de onde localizar as instalações de uma empresa de serviço é tipicamente de longe prazo e apresenta sempre três alternativas estratégicas: alterar as instalações atuais, nova sede com fechamento de atual, ou nova sede mantendo a atual.
Essa decisão será sempre composta de duas partes: a escolha do município ou área dentro dele, chamada MACROLOCALIZAÇÂO, e a escolha de imóvel especifico dentro da área préescolhida, chamada MICROLOCALIZAÇÂO.
Deve-se ressaltar que o que se quer localizar é o “negocio”, e não determinado “processo de produção”. Isso introduzir na analise variáveis quantitativas, como tamanho do mercado, valor do aluguel, legislação entre outros, mas também variáveis qualitativas, relacionadas com o comportamento do consumidor, já que, sendo serviço, participa de alguma forma do processo.
Ex: Localização de empresa “.com”.
Layout de instalações de serviços
Dentro do conjunto de decisões relevantes sobre as instalações onde se presta o serviço o layout (arranjo físico dos recursos produtíveis) a ser usado e também relevante.
Tipos de Layout
Há basicamente três tipos de arranjo físico para de operações:
Arranjo físico por produto;
Arranjo físico por processo;
Arranjo físico posicional.
Arranjo físico por produto
É aquele em que os recursos são arranjados levando em conta a sequencia de operações necessários para executar o produto ou serviço.
Pense numa lanchonete do tipo fast food. Os clientes chegam e percorrem as mesmas operações na mesma sequencia.
Os recursos são organizados de modo a favorecer o fluxo rápido e eficiente de clientes, como numa mesma linha de montagem: os recursos são organizados na sequencia em que o serviço é prestado, com o fluxo passando de um recurso a outro numa predeterminada.
Arranjo físico por processo é aquele em que os recursos são arranjados levando em conta sua função. Recursos com função similar ficam agrupados juntos. A sequência