relatório
1. INTRODUÇÃO
As substâncias inorgânicas se subdividem e quatro grandes grupos: Ácidos, bases, óxidos e sais. Nesse caso, será tratado a respeito dos ácidos e bases. Os ácidos costumam serem substâncias solúveis em água, quando em solução aquosa se ioniza liberando H+ e a força de um ácido é medida de acordo com o seu grau de ionização, mudam de cor na presença de alguns indicadores ácido-base e são bons condutores de eletricidade em solução aquosa. As bases em sua maioria são pouco solúveis, em solução aquosa se dissociam liberando como ânion, exclusivamente íons hidroxila (OH-), são fortes as bases que se dissociam quase totalmente em soluções diluídas, como: NaOH, NH4OH, Ca(OH)2, e são fracas as que se dissociam parcialmente em soluções diluídas. Ácidos e bases reagem entre si formando sais e água.
2. OBJETIVOS
Identificar e preparar algumas soluções básicas e ácidas em laboratório e verificar algumas propriedades funcionais dos ácidos e bases.
3. REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA
ÁCIDO
Ácido é toda substância que em água produz o cátion H+. Quando um ácido entra em contato com a água, ele se ioniza e libera H+.
Exemplos:
HCl + H2O → H+ + Cl-
HF + H2O → H+ + F-
H2SO4 → H+ + SO2-
Identifica-se um ácido com a presença de um H+ no lado esquerdo da fórmula.
As principais características dos ácidos são:
- sabor azedo (em geral tóxicos e corrosivos);
- conduzem eletricidade em solução aquosa (em água);
- mudam a cor de certas substâncias (indicadores ácido-base, que são substâncias orgânicas);
- reagem com base formando sal e água. (SOQ, 2013)
BASES
As bases de Arrhenius são substâncias iônicas. São fortes as bases que se dissociam quase totalmente em soluções diluídas. São fracas as que se dissociam parcialmente em soluções diluídas. Verificou-se experimentalmente que todas as bases dos metais alcalinos e os hidróxidos de cálcio, estrôncio e bário, em soluções diluídas, comportam-se como bases fortes; são fracas todas outras bases,