relatório
Nomes: Camila Frank Borges Fernando Costa de Matos Joceane Rosa da Silva Rafael Ehms Talia Regina Mendes
Química: Carla
Turma: 202
Novo Hamburgo, Outubro de 2013
ROTEIRO
O grupo irá fazer um tele jornal, com dois apresentadores e três repórteres que falarão sobre os assuntos relacionados à radioatividade. Primeiramente os apresentadores farão uma breve entrada sobre os assuntos a serem comentados antes de cada apresentação:
Camila e Rafael: - Bom dia nosso amigo telespectador, abrimos nosso programa hoje com um assunto que é do interesse de todos, tanto para os homens quanto para as mulheres, que é o uso da radioatividade em diversos meios na nossa sociedade. Onde ela pode ser aplicada? Seus riscos? Seus benefícios? Curiosidades... Tudo isso vocês verão hoje, no Jornal Ratalá da Manhã.
Talia: - Radioatividade é a propriedade de determinados tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiações, um fenômeno que acontece de forma natural ou artificial. A radioatividade natural acorre através de elementos radioativos encontrado na natureza. Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear é um processo observado em usinas nucleares ou em bombas atômicas.
Fernando: - O uso da radioatividade na agricultura tem sido bastante difundido, pois corresponde a um avanço para as técnicas de produção. Um exemplo dessa aplicação da radioatividade se dá quando ocorre uma absorção mínima de radioisótopos pelas plantas, sendo que estes podem ser acompanhados por detectores de radiação. Esses radioisótopos são chamados de traçadores radioativos ou radio traçadores, e um dos mais utilizados é o P-32.
Para que ocorra essa absorção, basta aplicar no solo um fertilizante que contenha fósforo 32, por exemplo, que é radioativo e será absorvido pelas raízes das