relatório
SALVADOR – BA
2013
INTRODUÇÃO
O microscópio é instrumento muito importante para a pesquisa científica, principalmente biológica, pois há um grande número de espécies de seres vivos extremamente pequenos que só podem ser estudados com o auxílio deste instrumento. O microscópio é um aparelho usado para ampliar a imagem das microestruturas observadas, utilizando para isso a luz. Nesse sentido o microscópio óptico é utilizado para observação de células vivas ou mortas cujas medidas encontram- se abaixo de 0,1mm.
OBJETIVO
Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento, familiarizar-se com as partes ópticas e mecânicas do microscópio óptico e reconhecer as diferenças de um material observado a olho nu e ao microscópio óptico.
MICROSCÓPIO E SUAS PARTES
Lente ocular
Canhão
Lente objetiva
Revolver
Braço ou coluna
Parafuso micrométrico
Parafuso macrométrico
Platina
Condensador
Diafragma
Lâmpada ou fonte de luz
Pé ou base
CONTEÚDO TEÓRICO
Pé ou base: é o suporte do microscópio, peça que sustenta todas as outras.
Braço ou coluna: peça que liga o pé a parte superior do microscópio, sustenta o tubo do microscópio, onde se encontram as lentes.
Platina: peça de apoio da lamina contendo o material para estudo.
Canhão: parte superior do microscópio constituída por uma peça semi-esférica ligada a um tubo oco.
Revolver: peça em que se encaixam as lentes objetivas.
Parafuso macrométrico: localiza-se em ambos os lados da coluna e serve para ajustar o foco. Permitem grandes avanços ou recuos da platina em relação à objetiva.
Parafuso micrométrico: localiza-se em ambos os lados da coluna encaixados sobre o parafuso macrométrico. Ajusta o foco finamente, através de pequenos avanços ou recuos da platina.
Lâmpada ou