Relatório
ENGENHARIA CIVIL
Gerador de Van der Graaff
ALINE OTAVIANO CARDOSO
Aracaju/SE
Setembro/2012
ALINE OTAVIANO CARDOSO
Gerador de Van der Graaff
Relatório sobre experimento com Gerador de Van Der Graaff, realizado em setembro de 2012, apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Física III, ministrada pela Professora Denise de Jesus Santos no 2º semestre de 2012.
Aracaju/SE
Setembro/2012
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 01 2. OBJETIVOS 02 3. MATERIAIS 02 4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 02 5. DISCUSSÕES 03 6. BIBLIOGRAFIA 04
1. INTRODUÇÃO
O engenheiro americano Robert J. Van de Graaff (1901 – 1967) construiu um gerador, que foi o primeiro utilizado em pesquisa nuclear. No gerador de Van de Graaff, uma correia de borracha, acionada por um motor ou por uma manivela, gira entre duas polias. Ao mover-se, atrita-se com uma flanela e eletriza-se positivamente. Com o excesso de cargas positivas, a correia passa a atrair elétrons de uma ponta metálica, que eletriza positivamente a esfera externa. Como o processo é contínuo, pode-se acumular muita carga na esfera do gerador, obtendo-se uma tensão de até cinco milhões de volts entre a esfera e a terra (quanto maior a esfera do gerador, maior a tensão gerada). O aparelho, construído pelo Prof. Robert Van der Graff em 1931, foi utilizado para acelerar partículas em laboratórios de pesquisa e deu contribuições valiosas ao entendimento que temos hoje do átomo.
O gerador de Van der Graaff é um gerador eletrostático de correia que utiliza da eletrização por atrito para acumular tensão eletrostática na cavidade de uma esfera metálica.
Figura 1 - Robert J. Van de Graaff e uma das primeiras versões do Gerador Van de Graaff
Figura 1 - Robert J. Van de Graaff e uma das primeiras versões do Gerador Van de Graaff
2. OBJETIVOS
* Compreender melhor os fenômenos de eletrização;