Tipos de computador
Concretamente o computador é um equipamento, constituído por componentes mecânicos e eletrônicos, que a partir de dados de entrada realiza um processamento, gerando novos dados de saída.
Basicamente um computador é composto por um processador central, capaz operações lógicas e matemáticas de modo extremamente rápido, e é capaz de salvar informações. Para isso utiliza vários dispositivos, como disco rígido, placa mãe, além de utilizar vários dispositivos de saída e de entrada de informações.
As gerações
Observando a historia dos computadores, percebe-se que muitos equipamentos surgiram em torno dos anos 40, porem esses equipamentos eram enormes e ocupavam vários metros quadrados.
Esses equipamentos passaram por uma evolução, que pode ser divida em gerações. Cada geração é caracterizada pelo desenvolvimento tecnológico no modo como o computador opera, resultando em equipamentos cada vez menores, mais rápidos e baratos.
1ª Geração: tecnologia de válvulas (1940 - 1955) Os computadores de primeira geração são todos os baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas. Esta geração vai até 1959, mas seu início é classificado em 1942 e 1951. Os computadores da primeira geração normalmente quebravam após não muitas horas de uso. Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina. Considerando que só em 1951 surgiram os primeiros computadores produzidos em escala comercial, pode-se iniciar a primeira geração com o UNIVAC I destacando o EDVAC, e o IBM 650 como computadores típicos dessa geração.
2ª Geração: a utilização do transistor (1955-1965)
Nos equipamentos de segunda geração, a válvula foi substítuida pelo transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965. O transistor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratories e por William Shockley, J.Brattain. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não