Química
QUÍMICA
BIOMEDICINA
ATPS
Introdução: No decorrer da evolução humana, pode-se ver claramente as mudanças obtidas. Muitas delas vieram naturalmente, há outras, que se o homem não tivesse a curiosidade de estudá-la mais a fundo, quem sabe hoje em dia o mundo não estaria tão evoluído como está. Não seria possível chegar aonde chegamos sem o aprofundamento sobre reações químicas, pois até para esquentarmos água no fogão, por mais simples que pareça, ela se encontra presente.
Reações químicas
Uma reação química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se converte em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias (ex., fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Algumas reações são acompanhadas de indicações externas (ex., mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz).
O que evidencia uma reação é a transformação que ocorre nas substâncias em relação ao seu estado inicial, essas modificações dependem do tipo de reação que os reagentes irão passar.
Existem vários critérios para classificar reações químicas, um deles relaciona o número de substâncias que reagem (reagentes) e o número de substâncias produzidas (produtos). Para melhor exemplificar iremos utilizar as letras: A, B, C,X, Y. Por vezes os reagentes podem se encontrar impuros, no entanto, as reações químicas podem não ter um total aproveitamento. São exemplos disso à oxidação e redução que estamos presenciando em nosso dia-a-dia. Se em proporções desiguais dois reagentes forem misturados, um deles será totalmente consumido enquanto o outro restara certa quantidade sem reagir. Pois o reagente que teve seu total aproveitamento e chamado de reagente limitante e o outro reagente