Relatório Uma familia inglesa
Relator: Leonor 10º ano
Destinatário: Professor Pedro
Natureza: Relatório de leitura
Local e data: 28 de Outubro de 2014
Assunto: “Uma Família Inglesa” de Júlio Dinis
Uma Familia Inglesa de Júlio Dinis é o livro que eu escolhi por ser um clássico da literatura portuguesa. Foi publicado no ano de 1868 em folhetins e mais tarde em livro. O autor aborda o tema de um mundo novo que seja – acredita ele – diferente e mais desenvolvido.
É um romance narrativo que tem como espaço a cidade do Porto e como personagens principais o Carlos e a Cecília á volta das quais se desenrola toda a ação.
Ao longo da leitura do livro espero descobrir mais sobre a sociedade portuense do seculo XIX e descobrir um enredo sentimental entusiasmante.
A obra de Julio Dinis “Uma Família Inglesa” inicia-se com o prólogo onde ele faz uma apresentação do espaço e da familia inglesa Whitestone. Esta demonstra ser uma família muito respeitada no Porto no seculo XIX. Vive num “elegante bairro da colónia britânica”. A sua vida gira num outro espaço que é o centro da vida comercial e financeira da cidade. É aqui na rua dos ingleses que trabalha Manuel Quintino, o guarda-livros do Sr. Whitestone. É uma pessoa humilde, séria e responsável com “serenidade de espirito”.
Carlos é o filho da familia inglesa apresentando-se leviano e desinteressado pelo trabalho. Movimenta-se em espaços de boémia tais como o café Guichard e a Águia de ouro, onde decorre a festa de carnaval e vê pela primeira vez a Cecilia “Ao meu lado esquerdo, do lado do coração, como dizes, estava um dómino feminino, fitando-me de uma maneira...como nem te sei dizer...e com uns olhos... mal sabes que bonitos olhos eram aqueles, Jenny!”.
Jenny, a irmã Carlos, tem “suavidade e correção de contornos, alvura e delicadeza de tez e puro dourado dos cabelos, lhes dão uma aparência tao súbtil e vaporosa (...)” , “Beleza como ela foram por certo as que inspiraram as imagens