Relatório TMI
(Tecnologia dos materiais inorgânicos II)
Determinação de oxigênio dissolvido na água
Nome: Número:
Amanda Caroline 02
Caroline Florentino 06
Fabrício Izidoro 09
Turma: 2TD Equipe: 09
Professor(a): Haira
Data: 20/08/2013
Determinação de oxigênio dissolvido na água
Objetivo:
Determinar a concentração de oxigênio dissolvido na água e expressá-la em ppm.
Introdução:
O gás oxigênio é um gás de importância fundamental para os processos vitais do nosso planeta, utilizado na respiração da maioria dos seres vivos. As algas e as plantas também absorvem oxigênio na respiração, mas, pela fotossíntese, liberam esse gás, possibilitando a sua renovação contínua no ambiente.
Assim como necessitamos do gás oxigênio para respiração, dependemos de água para manter o bom funcionamento do corpo e não isso apenas, pois sem água não haveria vida. Um dos métodos de grande importância ao analisar a qualidade da água é a medição do oxigênio dissolvido nela, pois dessa forma podemos avaliar as condições e os impactos que ela apresenta além de indicar a capacidade de manter a vida aquática. O gás oxigênio origina-se de duas fontes: atmosfera e fotossíntese das plantas aquáticas.
No meio ambiente, valores altos de OD (Oxigênio dissolvido) são importantes, no entanto, no caso de águas tratadas é recomendado que esses valores sejam menores que 2,5 mg L–1. Isso se dá porque o gás oxigênio tem um alto poder oxidante, o que pode provocar a corrosão de tubulações de ferro e aço que as águas percorrem.
Material:
Frascos de 250 mL com tampa esmerilhada
Erlenmeyer de 250 mL
Pipeta graduada de 10 mL
Pipeta volumétrica de 50 mL
Bureta de 10 mL
Reagentes:
Solução de acido clorídrico concentrado
Solução de cloreto de manganês II concentrado
Solução de