BEGER
Construção da Escola Municipal Bento Freire de Souza – Modalidade Ensino Fundamental I e II
I. OBJETIVO
O presente estudo visa demonstrar a necessidade urgentíssima da construção de um prédio escolar para a escola Municipal Bento Freire de Souza, localizado na Rua Popular, Distrito de Barra do Tarrachil – Chorrochó – Bahia. A obra pleiteada é amparada pelo Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, inserido no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC no Plano de Ações Articuladas – PAR .
I. DESENVOLVIMENTO
a. Histórico do Município
O município de Chorrochó originou-se de uma fazenda formada por humildes casas que integravam a cidade de Curaçá - BA, Em 1824 missionários capuchinhos acompanhados dos índios da aldeia dos Cariris de Rodelas – BA habitavam os sertões baianos. Atravessaram o riacho Macururé (hoje riacho Grande) cujas águas impetuosas e barrentas nas suas famosas enchentes deram o nome de Chorrochó.
Em vista do rápido desenvolvimento de Chorrochó, em 1860 a sede do terceiro Distrito, que antes, era no local denominado Macururé Velho, foi transferida para Chorrochó. Após esse acontecimento, Chorrochó experimenta um rápido desenvolvimento após a chegada de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro, que construiu uma igreja mais tarde sob a inovação do Senhor do Bonfim, catalisadora de novos agrupamentos populacionais.
Finalmente em 21 de dezembro de 1952, graças a persistência das lideranças políticas de Chorrochó, esta se emancipa definitivamente pela Lei nº 510..
b. Histórico da educação escolar e da rede de ensino
A primeira Escola de Chorrochó foi criada pelo documento “Leis e Resoluções da Província da Bahia de nºs 1589 a 1713 votadas no ano de 1876”. “Lei nº. 1.636 de 14 de julho de 1876.
A primeira escola foi construída na década de 1950, Escola Rural Lauro de Freitas, através do Vereador Dorotheu Pacheco de Menezes, representante do Arraial em Curaçá.
Chorrochó possui uma