Ensaios
Arilson Rodrigues Mauro Duque de Araujo José A. P. Chainho German Engenharia e Serv. De Manutenção Ltda Rua Banda nº 58 – Jardim do Mar – Cep: 09750-460 São Bernardo do Campo – SP - Brasil
SINÓPSE Descrição da técnica de ultra-som BScan seguida de experiências práticas de aplicação na inspeção de equipamentos industriais. Os resultados tem mostrado que o exame com B-Scan é particularmente eficiente na inspeção de equipamentos ou componentes que apresentam dificuldades de acesso para inspeção da superfície de interesse, tais como: fundo de tanques, tubulações, casco de trocadores de espelho fixo, casco com revestimentos internos ou externos (refratário, isolamento, fire proofing, etc).
é injetada no cabeçote de varredura através de um tubo umbilical. Todas as informações exibidas na tela podem ser documentadas em papel através de uma impressora ou em fita de vídeo. Uma das vantagens da utilização do aparelho é que cuidados na preparação da superfície, tais como: lixamento, esmerilhamento ou remoção de pintura, não são necessários, e o exame pode ser executado em superfícies com temperaturas de até 150º C.
2.0 – Descrição da Técnica Os transdutores do aparelho TMI-150 captam informações analógicas (ecos) da peça e as enviam para o aparelho. Estes sinais são digitalizados e produzem a imagem na tela do aparelho, quase simultaneamente com sua geração (real time). O monitor de TV do aparelho exibe graficamente as informações colhidas numa varredura de 139 mm da peça, mantendo-as na tela (congelando-as) para interpretação. Quando o transdutor percorre uma distância de 139 mm a tela fica cheia. Se continuarmos com a varredura além desse ponto, os novos dados vão sobrepondo as informações anteriores a partir da extremidade esquerda da tela. Este modo de operação é útil para o exame rápido de grandes áreas.
1.0 – Introdução O TMI-150 é um aparelho