Relatório tipagem sanguinea
Existem quatro grupos possíveis de tipos sanguíneos: A, B, AB, O. Definição conhecida como “Sistema ABO”. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.
Características dos quatro grupos sanguíneos:
FENOTIPOS
AGLUTINOGENEOS (PROTEINAS/HEMACIAS)
AGLUTININAS (PLASMA)
GENOTIPOS POSSIVEIS
A
A
ANTI-B
Ia Ia/Ia i
B
B
ANTI-A
Ib Ib/Ib i
AB
AB
AUSENTE
Ia Ib
O
AUSENTE
ANTI-A, ANTI-B ii DOAÇOES:
Indivíduos do grupo O não possuem nenhum dos dois antígenos, portanto possuem anti-A e anti-B, podem receber apenas sangue do grupo O, mas podem doar para todos os grupos.
Indivíduos do grupo A possuem apenas o antígeno A, e, portanto apresentam o anti-B, podem receber sangue dos grupos O e A, e doar para os grupos A e AB.
Indivíduos do grupo B possuem apenas o antígeno B, e, portanto apresentam o anti-A, podem receber sangue dos grupos O e B, e doar para os grupos B e AB.
Indivíduos do grupo AB possuem ambos os antígenos, e nenhum anticorpo. Podem receber sangue de qualquer grupo, mas doam apenas para ele mesmo.
Da combinação entre o Sistema ABO e do Fator Rh, podemos encontrar os chamados doadores universais (O negativo) e receptores universais (AB positivo).
MATERIAIS:
Lâminas
Algodão
Álcool
Luvas
Lancetas
Papel toalha
Reagente anti-A
Reagente anti-B
Anti-Rh
Material biológico (sangue)
METODOLOGIA:
Para a realização do experimento foi colhida seis gotas de sangue de cada aluno que ainda não sabia o seu tipo sanguíneo, retirado da ponta do dedo, previamente esterilizada com álcool. As amostras foram colocadas em uma lâmina. Na primeira amostra foi introduzido o soro anti-a, na segunda o anti-b e na terceira o anti-Rh. Após alguns minutos observamos se o sangue havia formado aglomerados.
Ocorreu-se aglutinação apenas na primeira lâmina, o sangue é do tipo A.