tipagem sanguinea
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Biologia
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina de Genética I
Ana Paula Sodré Matos
Relatório I
Tipagem Sanguínea
São Luís- MA
2014
Universidade Federal o Maranhão
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Biologia
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina de Genética I
RELATÓRIO I
Tipagem sanguínea
Relatório apresentado à disciplina Genética I, ministrada pela Prof.ª Drª Silma Regina Pereira, como pré-requisito para obtenção parcial de nota.
São Luís- MA
2014
1. TÍTULO
Tipagem Sanguínea
2. OBJETIVO
Verificar o tipo sanguíneo relacionado ao sistema sanguíneo ABO e Rh
3. INTRODUÇAO
Um tipo sanguíneo, também chamado de grupo sanguíneo, é a caracterização do sangue baseada na presença ou ausência de substâncias antigênicas herdáveis presentes na membrana das células vermelhas. Esses antígenos da membrana das hemácias podem ser proteínas, carboidratos, glicoproteínas e alguns desses antígenos podem estar na membrana de outros tipos celulares. Vários desses antígenos de membrana formam, coletivamente, o que chamamos de sistema de grupo sanguíneo.
O sistema ABO, foi descoberto no início do século X, e é o mais importante sistema de tipagem sanguínea. A tipagem sanguínea é usada para determinar o grupo sanguíneo de um indivíduo e que tipos de sangue ou derivados de sangue ela pode receber.
No sistema ABO, existem quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substancias, as aglutininas, no plasma sanguíneo (TABELA ABAIXO).
GRUPO SANGUÍNEO
AGLUTINOGÊNIOS
(NAS HEMÁCIAS)
AGLUTININA
(NO PLASMA SANGUINEO)
A
A
ANTI- A
B
B
ANTI-B
AB
A e B
---
O
---
ANTI-A e ANTI-B
O sistema Rh também foi descoberto por Karl Landsteiner e sua equipe, em