Relatório teste diagnóstico
Apesar de se verificar uma melhoria significativa do desempenho dos alunos, o pior desempenho está, no geral, associado a itens de resposta aberta curta, de produção de texto, de ordenação e, mais esporadicamente, a itens de resposta fechada curta.
Itens com níveis de desempenho que indiciam mais dificuldades para os alunos continuam a prender‐se com a análise integrada de gráficos e figuras, o estabelecimento de relações entre conceitos e a explicitação dessas relações, a interpretação e a análise crítica da informação, a mobilização de conhecimentos/aprendizagens para a interpretação/aplicação em novos contextos.
Transversalmente, os alunos revelam ainda algumas fragilidades na construção de textos que requerem a seleção e a análise crítica de informação, o domínio da terminologia científica e a apresentação de justificações (construção de raciocínios demonstrativos). Continuam ainda a revelar alguma dificuldade em conceber autonomamente metodologias de resolução de problemas (por etapas), bem como em mobilizar os conceitos, os modelos ou as teorias para a explicitação de situações‐problema.
Perante estes resultados as professoras do Grupo Disciplinar propõem-se continuar a implementar as seguintes estratégias (como tem sido feito em anos transatos):
Disponibilização de apoios “Porta Aberta” de modo a que todas as turmas de Biologia tenham no mínimo um tempo semanal com professores disponíveis para o referido apoio.
Sempre que o professor da disciplina propuser a frequência das referidas aulas de apoio como estratégia de superação das dificuldades diagnosticadas, tal facto deve ser participado ao Encarregado de Educação, que se deverá responsabilizar pela frequência das mesmas. De referir que as aulas de apoio só