iniciativa popular
MORRO REDONDO
Objetivo:
Com a intenção ampliar o acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV e auxiliar no diagnóstico da sífilis serão utilizados testes rápidos para o diagnóstico da infecção pelo HIV e também de teste rápido para triagem da sífilis .
Público Alvo:
O diagnóstico do HIV e a triagem da sífílis, por meio dos TR – testes rápidos, está disponibilizado para segmentos populacionais prioritários, como: gestantes, parturientes, populações vulneráveis, populações flutuantes, moradores de rua, dentre outros.
Diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV e a triagem da sífilis poderão serem realizados em indivíduos com idade acima de 18 meses, com ressalva para a investigação de sífilis congênita. Os testes rápidos, estarão disponibilizado para segmentos populacionais prioritários, como: gestantes, parturientes, populações vulneráveis, populações flutuantes, moradores de rua, dentre outros.
Metodologia:
O diagnóstico da Sífilis deve ser realizado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e em conformidade com a Portaria 3.242, de 30 de dezembro de 2011. Se o teste rápido der positivo, deve-se coletar outra amostra e encaminhar para o laboratório de referência local para a realização dos exames confirmatórios. O TR HIV é indicado também para realização de diagnóstico do HIV, por profissionais de saúde. Serão realizados de acordo com as disposições da Portaria nº 151, de 14 de Outubro de 2009 que normatiza o algoritmo para o diagnóstico da infecção pelo HIV, por meio da utilização exclusiva de TR.
Local onde será realizado:
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST e AIDS e Hepatites virais, vem implementando estratégias para ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites virais, especialmente em gestantes e populações mais vulneráveis.
Os Testes Rápidos fazem parte dessas estratégias e, por suas características de fácil execução e interpretação, podem ser