Relatório Teste de chama
Engenharia Ambiental, 1° Semestre 2012.1 e Turma 306 Quinta-Feira.
Jaquison,Jessica Barbosa, Sheila dos Santos Almeida e Sthefanie Milla
Professora: Elisangela Andrade Disciplina: Química Aplicada à Engenharia
INTRODUÇÃO: Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial. Não existe uma velocidade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece em sua velocidade específica. A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato. A lei da velocidade de uma reação também denominada como Lei da Ação das Massas, diz que para uma reação genérica balanceada, temos a seguinte formula: v = k[A]x. [B]y . A ordem da reação é dada pelos valores dos expoentes da formula citada acima, que só podem ser determinados com precisão por meio de experimentos.
Os objetivos deste experimento são: Verificar a velocidade de uma reação química, através da observação da variação do tempo e da concentração dos reagentes, e construir gráficos de concentração (mols.L-1) versus t (s); ln concentração versus t (s) e 1/concentração versus t (s) para determinar a ordem de reação.
EXPERIMENTO: Os materiais e soluções utilizados no experimento foram os seguintes:
Materiais - Béqueres de 50 mL, piscetes contendo água destilada, buretas de 25 mL, tubos de ensaio, cronômetros.
Soluções – Solução de ácido sulfúrico (H2SO4) 1,0 mol L-1 e solução de tiossulfato de sódio (Na2S2O3) 0,1 mol L-1.
Foi Identificado 3 buretas e 3 béqueres para as soluções de H2SO4, Na2S2O3 e também para a água destilada.
Após ambientar cada bureta com a respectiva solução, as mesmas foram preenchidas, tendo o cuidado de aferí-las, mantendo a região abaixo das torneiras também cheias com cada solução .
Tomou-se 3 tubos de ensaio limpos, os mesmos foram