relatório - Taare Zameen Par
"TAARE ZAMEEN PAR - Every child is special"
Direção: Aamir Khan, 2007
Taare Zameen Par - Every Child is Special, filme indiano, de 2007, conta a história de Ishaan Awasthi, um garoto de 9 anos, que sofre de dislexia, muito incompreendida por sua família e todos a sua volta, e que está prestes a repetir o terceiro ano na escola, devido a sua dificuldade em ler e escrever.
Por conta do mal desempenho do pequeno Ishaan, os pais do menino são chamados a escola para conversar com a diretora e a professora, e diante de tal problema, o pai, sem o consentimento da mãe, decide por colocar o filho em um internato, conhecido por ‘disciplinar cavalos selvagens’. Dentro do rígido internato, o comportamento do garoto só piora, e além de ir mal nos estudos, ele passa a ficar depressivo, sentindo falta da família e da vida que ele levava antes. Tudo muda quando o professor de Artes se ausenta, e entra no lugar o professor substituto, Ram Shankar Nikumbh, que já teve dificuldades com a dislexia e identificou isso no garoto, feito que nenhuma outra pessoa havia realizado.
Diagnosticada a dislexia em Ishaan, o professor Nikumbh trabalhou, nas aulas e fora delas, métodos que fizessem com que Ishaan finalmente conseguisse ler e escrever normalmente, como os outros garotos da sua idade. O professor obteve sucesso, e o menino se mostrou, além de bom aluno, um artista , a partir daí, muito admirado pelos colegas, professores, e, principalmente, pela família.
Taare Zameen Par – Every Child is Special, que significa ‘Estrelas na Terra – Toda criança é especial’, que transmitir ao espectador, exatamente o que o título diz, que toda criança é especial, e por isso, merece atenção. O filme mostra claramente a importância da educação e da família como auxiliadores do estimulo – ou desestimulo – na aprendizagem e desenvolvimento de uma criança.
Não podemos, como seres humanos, ser negligentes aos problemas dos nossos jovens, por isso temos que estar atentos ao seu