Processos de separação (fracionamento) de misturas
Uma maneira de separar uma mistura de água e areia é esperar que a areia, mais densa que a água, se deposite no fundo do recipiente. (Essa deposição de sólido no fundo é chamada por alguns de sedimentação.)
Após a deposição da areia no fundo, pode-se transferir a água para outro recipiente, inclinando-se lentamente o frasco em que está a mistura. A técnica é denominada decantação.
Centrifugação (acelerando a decantação)
Centrifugação
Caso a separação das fases de urna mistura heterogênea sob ação da gravidade sa muito lenta, ela pode ser apressada submetendo a mistura a uma intensa rotação, técnica conhecida como centrifugação, realizada em aparelhos denominados centrífugas.
Na indústria de laticínios, por exemplo, a nata é separada do leite com o uso de grandes centrífugas. Girando a grande velocidade, o leite, mais denso, deposita-se no fundo do recipiente, enquanto a nata, menos densa, concentrconcentra-se na parte superior.
Filtração simples
Filtração de uma mistura de água e areia
Para separar misturas heterogêneas sólido/líquido, existe um outro processo, um pouco mais trabalhoso, porém de maior eficiência que a decantação: é a filtração, técnica que consiste em despejar a mistura sobre uma superfície porosa apropriada, o filtro. Este permite que a fase líquida o atravesse, mas retém a fase sólida, propiciando uma separação de ambas.
Papel Filtro
O papel de filtro, bastante empregado em laboratórios, é elaborado com fibras de papel entrelaçadas de modo que os orifícios entre elas (invisíveis a olho nu) atuem como os orifícios de uma peneira. As partículas formadoras da água — que em outro capítulo denominaremos moléculas de água — são tão pequenas que passam por dentro desses orifícios. Já as partículas de areia, maiores que eles, são retidas pelo