Relatório Solubilidade e Concentração
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nos três estados da matéria.
Solubilidade
O coeficiente de solubilidade varia de acordo com o soluto, a quantidade de solvente e a temperatura em que se encontra a solução. Quanto à natureza do soluto, substâncias diferentes se dissolvem em quantidades diferentes, numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura. Se dissolvermos 100 g de açúcar, que é bem mais do que a quantidade de sal dissolvido, em 100 mL de água, a 20 ºC, todo o açúcar se dissolverá, o que significa que seu coeficiente de solubilidade é bem maior que o do sal.
Quando colocamos uma quantidade de soluto abaixo de seu coeficiente de solubilidade, temos uma solução insaturada ou não saturada.
Já se colocarmos exatamente o coeficiente de solubilidade, teremos uma solução saturada, isto é, solução que contém a máxima quantidade de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura.
Concentração
Concentração é o termo que utilizamos para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução.
2. Objetivo
- Compreender a natureza e a importância da soluções;
Distinguir tipos de soluções;
Distinguir soluções iônicas e moleculares observando sua condutividade elétrica;
- Compreender os conceitos de solubilidade;
- Relacionar grandezas para os materiais;
- Solubilizar soluções;
3. Materiais e reagentes
Balança analítica
Balões volumétricos de 50 ml
Bastão de vidro
Béqueres de 100 ml
Bico de bunsen
Funil analítico
Pipeta graduada de 10 ml
Pisseta
Tela de amianto
Tripé
Tubos de ensaio
FeSO4
CCl4
Sacarose
KI
Pb(NO3)2
I2
4.Método Testar a Condutividade Elétrica
Dissolvendo 5 gramas