RELATÓRIO SOCIAL OU LAUDO SOCIAL
Documento resultante do processo de estudo social; apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social. Nele são indispensáveis a clareza, a objetividade, a responsabilidade ética, a consistência e a estrutura formal. Os relatórios dos procedimentos utilizados no estudo social podem ser extensos, detalhados e conter anotações livres, pois eles devem ser colocados no arquivo pessoal do profissional para garantia do sigilo de seu conteúdo. Tais relatórios se destinam ao registro inicial dos dados e à consulta para elaboração do laudo social. Este, ao contrário, deve ser uma síntese dos relatórios dos procedimentos e deve-se evitar a colocação de informações que não sejam importantes para a compreensão do caso e para a definição da medida a ser tomada e que, por outro lado, possam expor a intimidade das pessoas envolvidas. O laudo resulta de um estudo mais minucioso e aprofundado sobre determinada problemática, que contem um parecer bem fundamentado acerca de determinada problemática atendida pelo profissional. O laudo oferece elementos de base social para formação de um juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais. Documento RESULTANDO de PERÍCIA SOCIAL, ele apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada, e o parecer social.
PARECER SOCIAL
Emitir opinião profissional com base na observação e estudo da situação, fornecendo subsídios para a decisão do promotor de justiça. Com base na análise realizada, opinar sobre a existência ou não de violação de direitos ou de situação de risco pontuando os elementos presentes no caso que possam ser utilizados na solução dos problemas encontrados.
Sendo assim, o parecer social é uma das partes que integram o estudo social, onde o assistente social, tomando por base os dados coletados ao longo do estudo social, cuja análise sempre se dá a luz do referencial teórico, é onde o profissional