Relatório sobre o documentário: justiça
CURSO DE DIREITO
SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
PROFESSORA:
ALUNO: FEBRONYO
RELATÓRIO SOBRE O DOCUMENTÁRIO: JUSTIÇA
O documentário é de autoria de Maria Augusta Ramos, foi filmado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2004, retrata bem a realidade dos sistemas judiciário e prisional do estado do Rio de Janeiro, realidade essa que não é diferente da encontrada nos demais estados brasileiros.
As cenas que mostram a movimentação diária dos fóruns revelam falta de condições adequadas para os operadores do Direito: juízes, promotores, defensores público, advogados e etc. Essas condições inadequadas aliadas à burocracia dificultam o bom andamento dos processos, e há ainda a problemática da grande quantidade de processos acumulados que resulta na perda de prazos e acaba por colaborar para a superlotação da carceragem da Polinter, que é casa de custódia onde os presos ficam aguardando o julgamento, onde se observa detentos amontoados, mantidos em condições desumanas e um caso que demonstra bem essa situação é o caso do detento que é paraplégico, ele depende de uma cadeira de rodas para sua locomoção, e tem de ficar em uma sela superlotada onde não tem espaço necessário para sua movimentação.
Podemos observar durante a leitura dos processos e também nos depoimentos, que quando da confecção dos inquéritos por parte dos delegados de polícia, muitas informações importantes são desprezadas ou suprimidas, sendo estas cruciais para auxiliar os juízes na hora de decidir sobre a culpa ou não dos acusados. Uma problemática que também foi citada em alguns depoimentos é a corrupção policial, que infelizmente no Rio de Janeiro parece ser um problema crônico.
O documentário mostra ainda que os presos são na sua maioria dos casos jovens, pobres, moradores de favelas, envolvidos com tráfico ou com o consumo de drogas, com pouca ou nenhuma escolaridade, ou seja, são vítimas da falta de oportunidades que lhes foram privadas por um Estado governado por