Relatório sobre a Geleia de Morango
1 Introdução 2
2 Objetivo 2
3 Materiais e Métodos 2
4 Resultados e Discussão 3
5 Conclusão 4
6 REFERÊNCIAS 4
Introdução
A geleia de morango é o produto obtido pela concentração da poupa ou suco da fruta, com as quantidades adequadas de ingredientes, o suficiente para que ocorra a geleificação durante o resfriamento.
A fruta madura determina a geleia sua cor e sabor característico.
Objetivo
Capacitar o aluno a elaborar geleia, observando as modificações químicas que ocorrem com os carboidratos submetidos ao processo de cocção.
Materiais e Métodos 200g de morango, 200g de açúcar, 100ml de água, 15g de glicose, 1 colher de acido tártarico e 1 colher se precisar de óleo.
Retirada das folhas, selecionar as frutas em bom estado, retirando as frutas deterioradas e verdes, lavagem com solução de água e hidrocloreto de sódio, Corta em cubos os morangos, pesar a mátria prima a ser processado, processamento em panela pequena destampada, incluir junto ao morango, água em quantidade estabelecida, açúcar e a glicose, uma colher de acido tártarico e no caso de levantamento de fervura adicionar uma colher rasa de óleo, resfriar em água fria para evitar o escurecimento, e realizar a pesagem da geleia.
Resultados e Discussão
535,5-------100%
30,3---------x
X . 535,5-100.393
535,5x =393,00
X= 393,00 535,5
X=73%
Repõe-se a seguinte formula, para obter o calculo do rendimento obtido na fabricação da geleia.
1-Qual a funcionalidade do ácido?
É adicionado na geleia com o objetivo de captar fragmentos que se formam durante o cozimento e assim manter a cor original do produto, tem por finalidade controlar o Ph apara obter-se uma geleificação adequada, e manter o sabor.
2- Qual a aplicabilidade da glicose?
Funciona como catalisador, é sempre recomendável para se melhorar a cor e reduzir o sabor doce.
3- Porque o Ph da geleia deve estar entre 3,3 e 3,4?
Porque o gel se