Anorexia - Distúrbios alimentares 9º ano
O tema é “Opções que interferem com o equilíbrio do organismo”, neste tema vou tratar o tema da anorexia nervosa, falando sobre as suas consequências, e sobretudo demonstrar o impacto que anda a causar na sociedade. Escolhi este tema pois a anorexia nervosa é um tema interessante e, infelizmente, cada vez mais falado hoje em dia.
Anorexia
O que é e quais as suas causas?
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar, caracterizada por uma restrição alimentar, medo de ganhar peso, e também de uma perceção do próprio corpo distorcida. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.
No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de autoimagem tais como: dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, influência da sociedade, ou em lidar com a sexualidade genital emergente.
A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes. Cerca de 90% do sexo feminino , sendo cerca de 40% dos casos entre adolescentes. Cerca de 1 em cada 300 habitantes de países desenvolvidos já foram diagnosticados com anorexia.
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que pode levar à morte. Estima-se que as taxas de mortalidade deste distúrbio se situem entre os 10% e os 15%.
Sinais de anorexia nervosa
1. Ausência do período menstrual nas mulheres
2. Recusa a comer
3. Ansiedade
4. Fadiga
Consequências
Distúrbio no reconhecimento da fome e da saciedade.
Fadiga e sensação de inadequação em geral.
Maior dificuldade de sentir o gosto dos alimentos na boca, assim como a redução dos movimentos do esófago, estômago e intestinos.
Pele fria e pálida, estrutura dos ossos “saídos”.
O paciente aparenta ter mais idade.
É comum a queda de cabelos.
Aparecimento de lanugo (fina camada de pelos sobre a pele) e de petéquias e equimoses (problemas de pele).
Altos níveis de colesterol são também encontrados.
Alterações hematológicas incluem a anemia e a leucopenia.
Alterações