Relatório sobre soluções
Uma solução é uma mistura homogênea de substâncias. A que se encontra em maior quantidade é denominada solvente, enquanto as em menor número são chamadas de soluto. É uma regra básica que solventes somente são capazes de diluir substâncias semelhantes a si mesmos na característica polaridade. A água é uma substância polar, o que significa dizer que ela é capaz de dissolver apenas compostos também polares, independentemente de eles serem moleculares ou iônicos. A dissolução das substâncias em compostos polares ocorre devido a uma interação entre o polo positivo do solvente e o negativo do soluto, ao mesmo tempo em interagem o polo negativo do primeiro com o positivo do segundo.
Antes de ser dissolvido, o soluto pode se apresentar na forma sólida, líquida ou em uma solução concentrada. A concentração é a relação entre a quantidade de soluto e o volume da solução. Quanto maior a proporção de soluto diluído para a mesma quantidade de solvente, dizemos que maior é a concentração da solução.
Objetivos
Demonstrar a solubilidade de diversos compostos, sejam eles moleculares ou iônicos, líquidos ou sólidos, em água. Também preparar soluções a partir da diluição de soluções concentradas.
Parte Experimental
1) Preparo de 100 mL de uma solução 0,15 mol L-1 de NaCl:
Materiais e reagentes
- Balão volumétrico de 100 ml;
- Béquer de 50 ml;
- Bastão de vidro;
- Conta-gotas;
- Água destilada;
- Balança;
- Cloreto de sódio;
- Recipiente para armazenamento da solução;
- Etiquetas.
Preparo da solução
Coloca-se o béquer de 50 mL sobre a balança. Tara-se o aparelho. Pesa-se 0,15 mol (0,876g) de NaCl. Adiciona-se um pouco de água destilada ao béquer. Dilui-se o soluto. Coloca-se a mistura no balão volumétrico com o auxílio de um bastão de vidro. Lava-se a parede interna do béquer três vezes com água destilada e transfere-se a água de lavagem para o balão volumétrico com o auxílio de um bastão de vidro. Completa-se o balão volumétrico com água