Relatório sobre minorias étnicas no Brasil
Nossa aula de campo,foi realizada no dia 26/05/2014 onde visitamos a comunidade quilombola Onze Negras no Município do Cabo De Santo Agostinho: participamos de palestra e realizamos uma pesquisa de campo observando como vive a população da comunidade,suas dificuldades e bonanças.
Posteriormente,vistamos a Vila de pescadores de Barra De Sirinhaém,onde em pesquisa de campo e conversa com moradores pudemos observar as problemáticas sociais e o estilo de vida dessa população.
O resultado das nossas anotações,percepções e experiências estão resumidos nesse relatório que tem como objetivos os tópicos abordados a seguir. OBJETIVOS
1- Valorizar e respeitar as diversidades culturais,de forma a estabelecer uma convivência harmoniosa com cidadãos de diferentes etnias,credos e culturas.
É sempre salutar conhecer culturas e maneiras diferentes de se viver,e se relacionar socialmente: nossa mente se abre a percepção positiva de realidades que muitas vezes rejeitamos e estão bem próximas de nós.O contexto histórico e a pouca preocupação dos governates com as minorias étnicas explicam a nossa estranhesa com diferentes modos de falar,vestir,morar... A sociedade como um todo deve enxergar a diversidade cultural como algo natural e oriundo de diversos fatores ,e o que deve ser propagado acima de tudo é o respeito! Não existe melhor ou pior,o que existe é diferença no modo de viver e ver as coisas,assim como tantas coisas em comum! Por isso,deve haver um equilíbrio social: onde a diversidade cultural,étnica ou religiosa não é motivo de preconceitos,chacotas e muito menos violência, mas sinônimo de respeito,sensiblidade,amor e principalmente cooperação.
2-Discutir a situação de grupos,considerados "minorias étnicas" da sociedade brasileira ,atualmente e ao longo da história,tomando como referência as condições vivenciadas pela comunidade quilombola 11